Para qual serve uma fotografia?

Uma fotografia, sozinha, unitária, Pode vir a servir para a mal do jornal, para o anúncio por moda, para a divulgação por um produto. Dentro por 1 contexto de artes visuais, é cada vez mais difícil pensar em obras fotográficas qual se apresentem tais como uma imagem única, desprovida de companhia, por uma sfoirie ou sequência. Provocações à parte, é impossível — especialmente pelo contexto Destes fotolivros contemporâneos — pensar um trabalho atravé especialmentes do uma única fotografia. A nãeste ser em quadros raros como este livro Lucas, de que é composto por uma única fotografia desdobrada em uma sé especialmenterie do momentos, o que faz com qual uma única imagem se torne uma sequência do fotografias.

Além da fotografia se consolidar cada vez mais como uma Jeito seriada, qual depende do elementos ordenados para transmitir seu sentido pleno, a história, mensagem ou conceito tem adquirido 1 papel cada vez Muito mais central na realização de projetos fotográficos. Alec Soth constata, em entrevista ao British Journal of Photography, qual nãeste se trata Muito mais de fazer grandes fotografias, contudo do se criar grandes histórias. Outro exemplo interessante, que lar perfeitamente usando a fala de Soth é o livro Image Tsunami, por Erik Kessels. Nãeste há sequer uma Enorme fotografia no livro - especialmente se considerarmos ESTES preceitos clássicos do de que faz uma fotografia boa ou ruim - contudo há uma Colossal história, cheia do conexões e mensagens inusitadas e incrivelmente interessantes.



Assim, este fotógrafo contemporâneo de que deseja estar inserido em 1 contexto do artes visuais, especialmente considerando fotolivros, não pode (ou nãeste precisa ser) somente um Bastante fotógrafo, ele deve ser 1 ótimo contador de histórias. Utilizando blogar em mente, chegamos ao livro Sugar Paper Theories, do fotógrafo Jack Latham, publicado pela Here Press. Este projeto aborda um Destes poucos e usando certeza mais misteriosos desaparecimentos da história da Islândia. Sugar Paper Theories conta utilizando a ajuda do professor Gisli Gudjónsson para contar esta misteriosa história ocorrida nos anos 70, de que foi bastante exposta pela míPOR DIA e terminou em conclusões duvidosas, relacionadas a uma sfoirie de pressões políticas de que afligiam a Islândia no período.

Este fotolivro conta usando uma série por fotografias produzidas por Jack Latham em locais ligados aos desaparecimentos, imagens do arquivo da polícia islandesa, recortes por jornais, trechos do diário do um Destes suspeitos do envolvimento nos desaparecimentos e 1 texto, assinado pelo professor Gudjónsson, de que narra os acontecimentos ligados ao desaparecimento ao longo do livro. A direçãeste de Jeito é demasiado bem estruturada e garante qual esta sfoirie por elementos não se torne uma grande bagunça. Este livro conta com uma sé especialmenterie de multiplos papeis, tamanhos do páginas e cores, qual organizam cada um destes elementos, por exemplo: as imagens por arquivo são apresentadas em um papel do textura grossa, quase uma lixa, enquanto ESTES recortes do jornais sãeste encartados, apresentados em papel rosa.


Este livro Parcela do local do 1º desaparecimento, na região por Reykjavik e segue até o seu desfecho, utilizando a prisão Destes supostos criminosos envolvidos e as memórias que eles deixaram de modo a trás. A sequência narrativa do fotolivro do Latham é essencialmente cronológica e possui como primário guia os textos por Gudjónsson, que trazem uma sé especialmenterie do detalhadas informações Acerca o caso. Dessa forma, acompanhamos o desdobrar do caso praticamente saiba como em um romance policial, esperando por novas pistas, suspeitos, culpados e heróis.

Esta organizaçãeste cronológica e a direção por Jeito impecável, fazem usando qual a história contada pelo livro tenha Ainda mais importância do que as fotografias nele contidas. Fotografias qual, aliás, são ótimas, pelo menos de modo a o meu gosto. A questãeste é que, se trocarmos Lindas as fotografias de Latham por outras, este impacto será mínimo. Agora, se trocarmos — ou tirarmos — ESTES textos e imagens por arquivo, a história praticamente sumirá. E isto nãeste é um problema, talvez Fotógrafo Still mesmo que até a grande habilidade deste fotolivro. Esta é a “prova” por de que este fotolivro é a obra, não unicamente um suporte para imagens. Tais como uma escultura é indivisível nenhumas prejuízos de modo a seu sentido e forma originais, um fotolivro igualmente nãeste pode ser despedaçado isento perder Parcela da — ou toda — sua possibilita.


Outro ponto qual bastante me interessa em Sugar Paper Theories é a importância do texto de modo a a comunicaçãeste da narrativa proposta pelo autor. Esta é uma característica cada vez mais presente, especialmente em projetos “documentais”. 1 Destes grandes exemplos — e possível causadora desta tendência — é Laia Abril, que a todos os momentos traz grandes doses por informação textual em seus projetos, isento as quais eles perderiam Bastante parte do seu sentido, profundidade e interesse. Novamente, quero afirmar qual blogar não é 1 problema, por maneira nenhuma. Quanto mais ricas e cativantes sejam as histórias melhor para quem as consome, mesmo que de maneira predominantemente visual, textual ou com a união Destes 2. Esta questão, fortemente presente em Sugar Paper Theories e em tantos outros fotolivros contemporâneos só reforça que, pelo menos neste contexto, só uma fotografia nãeste serve mais para muita coisa.

Phillip Toledano encontrou uma maneira amplamente sutil e delicada para realizar still por peças por roupas. Ele usou balões de festa, não ficou lindo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *